terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Segundo Dia - Espetáculo no Camp Nou


Bom galera, o domingo aqui foi bem bacana, pois ao amanhecer ficamos na sacada do apartamento curtindo um Solzinho gostoso que nos aquecia, ficamos ali brincando, tomamos café da manhã, o clima era formidável.

Como já havia comunicado na edição anterior, domingo era o dia em que conheceria as amigas que moram aqui em Barcelona com a Sílvia, a primeira que vi foi Anna, uma pessoa divertida que tem gana de aprender o nosso tão complexo portugues, mas ela está indo bem nessa busca e estamos nos entendendo muito bem. Depois chegaram Laura com seu namorado Dani, um sujeito divertido, gente boa, que já fora goleiro em outras épocas. Laura é super animada, alto astral, uma menina muito acelerada, vai ser bastante divertido conviver com essas pessoas.



Enfim, fomos dar uma volta, passear pelo centro de Barcelona, pegamos metro e pude notar algumas diferenças do nosso Metro Rio. O bilhete é diferente, a porta de entrada é diferente, estava andando pela rua, quando uma cabine de elevador me levou para baixo, quando vi já estávamos na estação, que loucura!






Descobri também que não só os brasileiros possuem a tal vontade de resolver as coisas com jeitinho, pois para economizarmos passagem, me fizeram passar juntos na porta de entrada do metro com o novo amigo Dani, ficaram rindo e dizendo que poderiámos ser multados.



 Aventuras, novidades, diversão, foi bem bacana nosso passeio, ficamos um pouco na Praça da Catalunha, fomos comprar jogos de quebra cabeça, depois fomos na Catedral de Barcelona e na Feira de Natal de Santa Llucia, onde eu conheci o Tió, que é um tronco de árvore que as crianças batem na noite de Natal para ganhar presentes, pois esse Tió faz cocozinho quando as crianças batem nele e na verdade o cocozinho feito pelo tronco da árvore é o presente das crianças. Essa história é interessante, faz parte da cultura do povo Catalão, esse povo que é bem apaixonado por suas coisas, sua terra. Aqui não tem Papai Noel, não tem po... O Bom Velhinho aqui não entra pela chaminé, muito menos segura um saco vermelho e tem barba branca. Aqui nós temos o Tió.



Descobri também que no Presépio, a figura com maior destaque para o povo da Catalunha é o que chamam de Caganer... Ele é um bonequinho que está a fazer cocozinho também, as pessoas vendem esses bonequinhos e como uma forma de humor, vendem Cagarners personalizados, como os jogadores do Barcelona, políticos, cantores famosos como Elvis, eu vi até um bonequinho do Lula fazendo Cocozinho... O que de fato ficou legal, uma vez que volta e meia os políticos brasileiros estão fazendo merda. Mas já falei muito de cocozinhos por aqui, deu até para perceber que não vai faltar cocozinhos no Natal da Catalunha.


Continuando nossa Saga... Dani nos deu a dica de que tem como entrar sem pagar nada no Camp Nou, pois as pessoas aqui possuem carnês que são os ingressos, mas na verdade as pessoas podem ter mais de um carnê ou seja, se estivermos na porta do estádio perguntando quem tem carnê sobrando, as pessoas deixam a gente entrar com elas.








Diante da informação de Dani, não pude deixar de tentar e para lá fui com a Sílvia, ficamos tentando, tentando, mas separados hein... tive que pedir isso sozinho para os Catalães e Sílvia também, mas enfim, já animados com o clima que envolvia o jogo na porta do Camp Nou, desistimos de pedir entradas e resolvemos pagar e garantir o nosso.




Pagamos 20 Euros em cada ingresso e ficamos em uma ótima localidade no estádio, deu para ver o Xavi cobrando escanteios bem de perto, deu para ver o quanto ele é fantástico, Dani Alves, Iniesta, Villa, enfim, deu para ver todo o show do grande time do Barcelona que tem sem sombra de dúvidas sua estrela maior Lionel Messi que marcou por duas vezes, sendo o último um golaço. 






O Barcelona venceu o Real Sociedad por 5x0 com show de suas principais estrelas, com cânticos fabulosos de sua imensa e apaixonada torcida, o clima é cativante, de emocionar, pois o torcedor catalão se empolga com um ato simples de seus jogadores, eles vibram a cada toque, a cada passe simples. Foi bem bacana sentir a euforia de um povo apaixonado por um time que é "mes que un club, és Barçaaaaaaaa"!


Sinta o clima do Camp Nou


2 comentários:

  1. Cara, o que você tem que fazer é se dedicar a contar os jogos de futbol na Radio!!! Imaginei estar no Camp Nou com estas palavras! rs.

    É bem bacana nossa tradição do Tió, né? Quero muito comprar um para dar de presente á minha familia brasileira. E olha, não temos Papai Noel, MAS temos os 3 REIS DE L'ORIENT! que cehgam com presentes durante a noite do 5 ao 6 de janeiro... você vai ver!

    Beijos, bona nit!

    ResponderExcluir
  2. Caraca Anderson...ninguém vai aguentar você quando voltar....huahuahuahuahuahuahua. Imagino a Silvia com toda sua energia querendo te mostrar tudo! E veja mesmo, pois estou achando tudo muito legal!!!!! Cara...você viu o jogo do Barça! Isso é incrível...mesmo!!! Aproveite muito e continue com seus relatos pois está muito divertido. Posso passar o endereço do blog para minhas amigas? Elas vão amar...beijos. te amamos! Que loucura, pô!

    ResponderExcluir